OUTUBRO ROSA

Chegou o mês de Outubro, e com ele o Outubro Rosa: são 31 dias dedicados à prevenção ao câncer de mama, doença que atinge muitas mulheres do Brasil e de todo o mundo.
O Outubro Rosa surgiu com o intuito de promover uma campanha para a população com ações de estímulo à realização da mamografia, importante meio de prevenção da enfermidade. Foi na década de 90, nos Estados Unidos, que as primeiras atividades foram realizadas, e em 1997 a campanha ganhou o nome atual.
No Brasil, a campanha começou em 2002, tendo como marco inicial a iluminação rosa no monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista, conhecido como o Obelisco do Ibirapuera, situado em São Paulo. Atualmente, durante o mês de outubro, diversos pontos turísticos no Brasil ficam iluminados com a cor rosa, para lembrar a importância de prevenir essa doença que atinge tantas mulheres.
A ABAMI também participa da campanha, levando informação e lembrando a importância da realização do autoexame e de check-ups regulares. Lembrando que hábitos saudáveis, como manter uma alimentação balanceada e praticar regularmente exercícios físicos, ajudam na prevenção desse tipo de câncer; e que com o diagnóstico precoce a chance de cura é de até 90%.
Faça o autoexame regularmente, e ao identificar algo diferente em seu corpo, procure ajuda médica. Todas as mulheres merecem cuidado, apoio, respeito e amor. 💕

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *