Senado aprova o nome do ministro Luiz Fux para vaga no Supremo

Fonte: Jornal Nacional, 09/02/2011

 Luiz Fux chegou para a sabatina no Senado com o apoio do mundo jurídico. Durante a apresentação, ele disse que ser ministro do Supremo era a realização de sonho de 30 anos.

O Senado aprovou, nesta quarta-feira (9), o nome do ministro Luiz Fux para ocupar a 11ª vaga no Supremo Tribunal Federal. A indicação foi da presidente Dilma Rousseff.

O novo ministro do STF Luiz Fux chegou para a sabatina no Senado com o apoio do mundo jurídico. Aos senadores, defendeu uma Justiça comprometida com a ética, que dê respostas imediatas ao cidadão.

Fux foi presidente da comissão que preparou o projeto do Novo Código de Processo Civil. “O autor que tem razão tem o direito de obter imediatamente uma solução prática para o seu problema”, defendeu o novo ministro.

Ele ficou emocionado ao falar sobre a família. Disse que ser ministro do Supremo era a realização de sonho de 30 anos. Fux afirmou que os juízes devem ser sensíveis para compreender as limitações do cidadão humilde quando vai à Justiça. “O principio da dignidade da pessoa humana estabelece que o juiz deve dar um tratamento equânime às partes. A população carente necessita de um tratamento desigual, porque o principio da isonomia e da igualdade exige o tratamento desigual para pessoas desiguais. Não é digno assistir a um litigante perder a causa, porque não tem conhecimento”, ressaltou o ministro. Ao final da apresentação, Luiz Fux foi aplaudido de pé.

“Compreendo a indicação do ministro Luiz Fux na verdade como a maior homenagem feita nos últimos anos à magistratura brasileira”, declarou o senador Aécio Neves (PSDB-MG).

“Tenho certeza de que é esse espírito, esse sentimento de responsabilidade, de Justiça, de igualdade que lhe moveu sempre em sua carreira, que vai ser esse o sentimento que vai lhe mover na carreira que certamente se iniciará no Supremo Tribunal Federal. Parabéns”, afirmou a senadora Vanessa Grazziotin (PC do B – AM).

A indicação foi aprovada por unanimidade na Comissão de Constituição e Justiça e, logo em seguida, também recebeu aprovação do plenário do Senado.

O próximo passo do ministro Luiz Fux é tomar posse no Supremo Tribunal Federal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *