Mediação é a melhor alternativa

A morosidade no Judiciário é uma dolorosa realidade que os profissionais do Direito enfrentam já há muito tempo. Em pesquisa recente, a Escola de Direito da Fundação Getúlio Vargas comprovou que 92,6% da população nacional acredita que o Judiciário resolve os conflitos de forma lenta ou muito lenta. Mas, para alcançar a celeridade nos processos, uma solução já foi vislumbrada e está sendo estimulada, cada vez mais, pelos órgãos competentes: a Mediação.
Considerando a necessidade de ampliar os meios para resolução de conflitos para além do âmbito do Poder Judiciário e que as medidas pré-processuais estão previstas como essenciais no teor da Resolução nº 125/2010 do Conselho Nacional de Justiça, a ABAMI, juntamente com a CIMA (Câmara Imobiliária de Mediação e Arbitragem) e o Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, está organizando cursos de habilitação para que profissionais atuem no TJRJ na área de mediação de conflitos.
O Tribunal de Justiça oferecerá, para os representantes da CIMA, vagas no curso básico de mediação de conflitos, assim como a CIMA oferecerá, para os mediadores do Tribunal de Justiça, curso especializado em negociação e mediação de conflitos em direito imobiliário. Os mediadores atuarão como voluntários nos Centros de Mediação do Tribunal de Justiça, em processos da área cível. Em contrapartida, o Tribunal de Justiça incluirá a CIMA no site do TJRJ, na pasta de MEDIAÇÃO, reconhecendo a entidade como parceira do Tribunal de Justiça.
Mais informações sobre esta parceria podem ser obtidas nos informativos e publicações da ABAMI. Participe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *